Funil de vendas Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber

funil de vendas inbound marketing

O marketing digital evidenciou a importância das marcas em se relacionarem, verdadeiramente, com os seus consumidores. Não basta oferecer um produto ou serviço: é fundamental associar as suas soluções aos objetivos e necessidades de cada um deles. Daí a grande relevância do funil de vendas inbound marketing. Afinal, esse trabalho estratégico ajuda no detalhamento do perfil de seu público-alvo e todo o caminho que ele percorre entre descobrir sua necessidade à resolução do problema.
Caso você ainda não trabalhe o funil de vendas inbound marketing ou não tenha familiaridade com o conceito, siga com esta leitura. Nos próximos tópicos vamos passar por todas as etapas de construção do funil de vendas!

O que é o funil de vendas inbound marketing?

Ele também é conhecido como pipeline, tendo como principal objetivo a construção de toda a jornada do consumidor de uma empresa.
Mais que isso: contém, em cada uma de suas etapas, os gatilhos necessários para conferir suporte, proximidade, autoridade e orientação ao consumidor. Até por isso, esse modelo é conhecido como funil de vendas inbound marketing — porque a jornada do consumidor é semelhante ao objeto. Veja só como funciona essa divisão:

Topo de funil

É a etapa inicial do funil de vendas inbound marketing. Aquela, portanto, em que o usuário vai passar pelas sensações de aprendizado e descoberta.
Por meio dos conteúdos produzidos pela sua empresa, os usuários vão ter as primeiras respostas para as perguntas realizadas nos mecanismos de busca.
Consequentemente, cria-se uma consciência a respeito do eventual problema que o seu negócio pode solucionar com o tempo.

Meio de funil

Essa etapa do funil de vendas inbound marketing já apresenta ao usuário a solução para as suas necessidades. É a hora, portanto, de dar nome aos usuários até então anônimos.
Para isso, você realiza ações e estratégias que agreguem mais informação às escolhas dos visitantes em suas páginas e colhe os dados pessoais deles. Isso pode acontecer por meio de:

  • e-books;
  • landing pages;
  • e-mail marketing (quando assinam sua newsletter).

Entre outros materiais distribuídos gratuitamente, mas que demandam o compartilhamento desses dados do usuário.

Fundo de funil

Por meio da ciência de um problema e as soluções para a situação em que o cliente em potencial se encontra, o consumidor necessita, agora, de alguém confiável para supri-lo com essa demanda.
E é aí que você vai usar o funil de vendas inbound marketing par reforçar a sua autoridade no assunto e nesse ramo de especialização.
Ele já conhece a sua empresa, nesta etapa, e precisa ser convencido de que a tomada de decisão vai ser certeira. Para tanto, essa etapa do funil de vendas no inbound marketing trabalha de maneira equilibrada entre os setores de marketing e de vendas.
O primeiro municiando o segundo de informações relevantes, transformando-as em argumentos de venda. E o feedback do segundo para o primeiro, tendo em vista os eventuais ajustes para garantir mais assertividade às próximas campanhas.

Como construir um funil de vendas no inbound marketing?

Agora que já falamos a respeito do conceito de funil de vendas no inbound marketing, entenda como colocar em prática o que foi explorado até aqui:
mapeie a jornada de compras do seu público-alvo por meio de pesquisas, entrevistas e análises de mercado;

  • conheça a sua persona e entenda como as suas soluções de alinham às suas respectivas demandas;
  • defina as etapas da jornada de compra e as estratégias de marketing para cada uma delas;
  • teste as campanhas e monitore-as, sempre adequando as ações para que rendam o esperado.

Vale destacar que o processo é contínuo e incessante. Finalizado um ciclo, outro se inicia, e todos os dados coletados da última campanha são analisados para garantir um retorno ainda maior de resultados.
Quer saber, agora, como montar o seu funil de vendas no inbound marketing e ter um auxílio qualitativo na sua estruturação e monitoramento? Entre em contato e vamos desenhar, juntos, a melhor estratégia para o seu negócio!