Como fazer email marketing de resultado

Como fazer email marketing

Como fazer email marketing? Qual a importância para os seus negócios?

Os resultados obtidos por meio do Adobe email survey 2016 evidenciaram o que muitos especialistas em marketing já vinham alertando: 14% das pessoas tendem a responder em minutos os e-mails recebidos.

E não para por aí: 84% dos entrevistados disseram verificar corriqueiramente os seus e-mails direto no celular. Uma resposta à facilidade com a qual permanecemos on-line o dia inteiro e, também, a eficácia do e-mail marketing nas suas estratégias.

Afinal, nada mais relevante do que saber exatamente como — e quando — impactar a sua audiência no momento certo e a partir da mensagem mais apropriada. O que demonstra a importância em saber como fazer email marketing de resultado!

É o que veremos ao longo deste post, esclarecendo os motivos para você agregar essa ação às suas campanhas digitais e com dicas para você aprender como fazer email marketing de impacto!

O que é e-mail marketing?

Trata-se do uso estratégico de uma ferramenta fundamental para a efetivação da transformação digital das empresas.

Pois foi como antecipamos na abertura deste artigo: o e-mail é um dos meios de comunicação mais utilizados pelo consumidor. Segmentar o disparo de mensagens de acordo com a jornada do consumidor agrega valores diversos, como:

  • personalização de mensagens para impactar o público;
  • encaminhamento de oportunidades de acordo com o estágio onde se encontra o usuário;
  • facilidade de enviar a cada um deles uma oferta relevante, no momento certo.

Tudo isso, com as conveniências inerentes a essa ferramenta de comunicação. Daí a importância em saber como fazer email marketing, e em dar uma olhada com atenção às dicas a seguir!

Como fazer email marketing de resultado?

Quer fazer a diferença para o seu consumidor ideal? Então, atente-se às nossas ações que orientam você sobre como criar email marketing:

Componha a sua própria lista de e-mails

Por ser um meio de comunicação privado, é importante que o usuário tenha permitido o recebimento de mensagens de empresas. Do contrário, ele pode se incomodar com esses e-mails em sua caixa de entrada, que foram disparados sem a sua prévia autorização.

O mesmo acontece quando os empreendedores compram listas de e-mails. Isso só mancha a reputação do seu negócio, pois é a base estrutural do marketing digital.

Segmente o envio de e-mails

Um dos recursos mais valiosos, para quem sabe como fazer email marketing, é a segmentação. Ou seja: a possibilidade de enviar mensagens para diferentes perfis de usuários, bem como impactar cada persona no seu respectivo estágio da jornada de compra.

Vale destacar que, para isso, o trabalho é também facilitado a partir da automação de marketing. Soluções que permitem a programação de ações pré-definidas e que, assim, você vai investir menos tempo em atividades mecânicas e repetitivas, e vai se concentrar mais em pensar estrategicamente nos próximos passos de suas campanhas.

Seja pessoal e próximo do seu leitor

A automação de marketing e recursos de plataformas de envio de e-mails permitem essa abordagem mais próxima. Ou seja: chamar o leitor pelo seu nome, estabelecer um diálogo e deixar um canal de contato ao final da mensagem.

Para tanto, saber produzir e-mail marketing consiste em conhecer a sua audiência e mostrar, de maneira objetiva, o quanto você a conhece e pode absorver essa demanda dela.

Faça testes

Você já ouviu falar no teste A/B? Trata-se do envio de e-mails diferentes para uma mesma base de contatos.

Assim, você adquire dados palpáveis e quantificáveis para analisar quais mensagens obtiveram maior êxito no seu objetivo.

Isso significa que, ao aprender como fazer email marketing, você está ciente de que os erros e ajustes são fundamentais para a análise e otimização de suas campanhas digitais!

Acompanhe as métricas

Como um complemento ao tópico anterior, vale destacar o monitoramento de suas ações de marketing digital. Afinal, toda informação é mensurável, e esse acompanhamento é determinante para descobrir quais ajustes fazer em suas ações.

As plataformas e ferramentas disponíveis, hoje em dia, permitem uma integração poderosa para que a sua tomada de decisão ocorra em tempo real.

E, se você deseja saber mais sobre e-mail marketing, convidamos você a ler o post:

3 ferramentas de email marketing grátis para impulsionar seu negócio