Vale a pena ter uma loja virtual?

loja virtual

Atualmente, a loja virtual é um canal de venda essencial, principalmente para o comércio varejista e até mesmo para empresas e profissionais prestadores de serviço.

Mesmo depois de três décadas do seu surgimento, as lojas online continuam sendo parte importante no processo de compra dos novos consumidores, também chamados de e-shoopers.

Pesquisas recentes apontam que o brasileiro já compra mais em loja virtual do que em loja física e que essa é uma tendência crescente.

Esse post apresenta para você as vantagens que a loja virtual pode trazer para o seu negócio e as melhores dicas para seu e-commerce ter sucesso.

Vantagens que a loja virtual pode trazer para o seu negócio

Seja encontrado por novos clientes

O estudo E-commerce Radar 2017 revela que mais de 50% das transações on line são iniciadas por buscas realizadas no Google. Isso significa que a loja virtual tem potencial de trazer novos clientes para o negócio, conforme seu posicionamento nos resultados de busca.

Venda para qualquer localidade

O comércio eletrônico permite a expansão das vendas, sem a preocupação das barreiras geográficas, desde que a logística do e-commerce seja planejada para atender a essa demanda.

Venda 24 horas por dia

Um e-commerce funciona continuamente, ampliando as oportunidades de venda do seu negócio. Com recursos como FAQ e atendimento via boots até mesmo o atendimento a clientes da sua empresa pode ser full time.

Monitore seu negócio

A loja virtual possibilita uma gestão bastante apurada do seu negócio, por meio do acompanhamento de informações valiosas em relação ao uso da plataforma, comportamento do consumidor no seu site, dados dos clientes e histórico de compra, entre outras métricas do e-commerce.

Gaste menos

Apesar da loja online exigir algum investimento, como acontece em qualquer negócio, em comparação ao custo de manutenção de uma loja física, essas despesas são infinitamente menores. Essa economia ocorre principalmente pela facilidade da loja virtual utilizar estoque decentralizado, poder contar com uma equipe enxuta e não precisar bancar as despesas de uma infraestrutura física de vendas, para visitação de clientes.

Dicas para uma loja virtual de sucesso

Respeite e usabilidade

Para ser bem sucedida, uma loja virtual precisa ser funcional. Ela deve ser “construída” a partir dos conceitos para a melhor experiência do usuário, a fim de facilitar a conversão das visitas em vendas.

Invista em SEO

A loja online deve ser preparada com especial atenção às técnicas de SEO (Search Engine Optimization), para que o conteúdo do site / loja virtual seja indexado pelos buscadores, como o Google, Bing e Yahoo.

Capriche no Conteúdo

As informações da loja virtual devem ser claras e detalhadas, com um conteúdo que explore bem as características e os benefícios dos produtos, bem como sua aplicação no dia a dia e sua relação com outros termos relacionados.

Explore o Marketing Digital

Toda loja virtual pode e deve utilizar as ferramentas do marketing digital: e-mail marketing, otimização de site, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Mídias Sociais, Links Patrocinados

Observe as tendências

Nos ambientes digitais, surgem inovações o tempo todo. Observe as ações da concorrência e acompanhe as fontes de referência sobre comércio eletrônico para manter-se informado sobre novas técnicas e recursos utilizados pelas lojas virtuais.

A loja virtual é uma forma interessante de iniciar seu próprio negócio e também é uma oportunidade de expandir a atuação da sua empresa, para além da loja física, usufruindo das ferramentas digitais que a internet oferece.

No entanto, como qualquer empresa, a loja online exige planejamento e atuação profissional para ser um e-commerce de sucesso. Prepare-se e bons negócios!

Gostou do nosso artigo sobre as vantagens de ter uma loja virtual, com dicas para o seu e-commerce?  Quer saber mais sobre loja virtual e outras formas de comercialização online? Fique ligado no blog do Estúdio Desigual!