Storytelling: conte sua história e encante seus clientes

Storytelling

Contar história é uma arte e, comercialmente, essa habilidade ganhou um aspecto ainda mais rico na construção de um relacionamento com o público. A isso damos o nome de storytelling, que é o conceito definitivo para gerar uma narrativa envolvente.

E pode acreditar que o mercado já está fazendo uso disso para gerar identificação com a sua audiência. Afinal, o storytelling pode ser aplicado tanto em sua produção de conteúdo quanto em todo o DNA de sua marca.

A narrativa é uma boa maneira de se conectar com o mercado. Quer aprender como fazer isso por meio do storytelling? Basta seguir com a leitura deste post!

A relevância do storytelling

Inserida em um contexto, uma Idea tem mais chance de ser absorvida pelos interlocutores. É por meio dessa premissa que muitas marcas se conectam com o público, pois a experiência de compra adquiriu um valor equivalente à compra em si. Por exemplo: a Apple não vende tecnologia, mas um estilo de vida que compreende os seus objetivos e necessidades.

Com isso, você inspira as pessoas. Projeta um cenário, uma realização e oportunidades múltiplas de compreender que uma empresa entendeu pelo que você passa, e pode aproximar você dos seus objetivos.

A fórmula para um bom storytelling

No marketing digital entendemos que o conceito de persona é importante para colocar você em contato com um público qualificado. 

Pois, para a sua narrativa ter efeito, é necessário saber quem é o indivíduo do outro lado e entender como causar o efeito que desejamos. Por isso, um bom storytelling é construído a partir da resposta de algumas perguntas, como:

  • Qual é a sua mensagem?
  • Com quem você quer falar?
  • Por que você quer transmitir essa mensagem?
  • Como você vai falar isso?
  • Qual é o tempo e o cenário desse diálogo?

Independentemente da força de sua narrativa, sem essas respostas previamente definidas, corre-se um sério risco de não impactar ninguém.

Dicas para compor uma boa narrativa

Agora que você já se familiarizou com o conceito e a importância do storytelling para se aproximar do público-alvo de sua marca — e a se relacionar com ele —, reunimos algumas noções interessantes que podem ajudar a nortear o desenvolvimento de suas narrativas:

Sinceridade

Por mais mirabolante que seja a sua narrativa é importante que ela seja, acima de tudo, autêntica e sincera. Existem casos de empresas que “esticaram” a verdade para compor o storytelling de suas marcas e que, quando descoberta a mentira, mancharam a sua reputação.

E, se pensarmos por uns instantes, algo que define uma boa história é a sua veracidade. Se o objetivo é criar uma identificação com o público, por que fazê-lo com uma mentira?

Criatividade

Procure sair do lugar-comum. Quer contar a história de sua empresa, por exemplo? Não limite-se às origens dos seus fundadores, mas de um acontecimento recente que pode ter resgatado todos os valores do seu negócio.

Valor

Suas histórias devem gerar valor e inspirar. Do contrário, são mensagens que são absorvidas, pelo seu público, mas dificilmente serão fixadas. E isso vale tanto para o storytelling elaborado para divulgar o seu negócio quanto para obter o engajamento dos seus colaboradores.

Comunicação

Seu storytelling deve estar onde o seu público está concentrado. Pouco surtiria efeito criar narrativas para o rádio, por exemplo, se o seu público é majoritariamente digital, e ávido consumista de conteúdos em vídeo.

Além disso, com um bom planejamento você conhece também a jornada do consumidor de sua audiência. Assim, você tem à disposição todas as informações necessárias para construir um storytelling adequado para cada uma de suas etapas.

Relevância e impacto

No fim das contas, um bom storytelling se resume às duas qualidades que dão nome a este tópico. É uma premissa valiosa para gerar narrativas memoráveis, que conectem a sua marca com pessoas e torne o seu negócio, em si, mais humanizado. Algo que as pessoas possam se relacionar.

E, como estamos falando em transformar a trajetória de sua empresa em narrativas impactantes, que tal conhecer também o que é inbound marketing e como ele pode contribuir com os resultados esperados para desenvolver a sua marca?