O que você deveria saber sobre a jornada do consumidor

jornada do consumidor

A jornada do consumidor — que também atende por jornada do cliente ou mesmo buyers journey — é assunto de cabeceira do marketing digital. Não à toa, ela norteia o caminho e o processo adotados para construir e nutrir o relacionamento com os seus clientes, alimentando gradativamente a sua decisão de compra.

A questão é: como desenvolver uma jornada do consumidor e, principalmente, quais são as ações que contribuem com a sua eficácia? Não se preocupe se não souber as respostas para tais perguntas. Afinal, este post chega para esclarecê-las.

Por isso, acompanhe-nos nesta leitura e descubra tudo o que você deveria saber sobre a jornada do consumidor!

O que é a jornada do consumidor?

O marketing digital e os seus braços produtivos, como o inbound marketing, chegaram ao mercado com ares de inovação. Entre eles, o aumento na relevância em conhecer o público-alvo de sua marca.

O termo, nas ações digitais, se popularizou como persona, que é a construção desse perfil de consumidor que a sua marca dialoga. Assim, você passa a entender informações determinantes para impactar a sua audiência, como:

  • Objetivos;
  • Necessidades;
  • Características físicas e sociais;
  • Interesses pessoais e profissionais.

Entre outros dados que permitem uma análise mais estratégica de como as suas soluções podem se mostrar eficazes para melhorar a sua vida. Mais interessante do que isso é o processo no qual a jornada do consumidor se pauta. Algo que veremos a seguir!

Os primeiros passos para a construção da jornada do consumidor

Um dos mantras do marketing digital reside na seguinte frase: “transmitir a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento certo”. Daí a relevância da jornada do consumidor, cuja elaboração faz com que você entenda cada um dos aspectos “certos” dessa sentença.

Primeiramente, porque você vai entender qual a melhor produção de conteúdo para impactar a sua audiência e despertar o interesse dela. E também porque você vai alinhar as suas ações estratégicas com base no momento certo de compra de cada indivíduo.

Isso ganha forma, em suas ações digitais, a partir da segmentação da jornada do consumidor em 4 etapas bem distintas. Vamos a elas?

Aprendizado e descoberta

É a primeira etapa da jornada do consumidor. Ou seja: ele ainda não sabe, exatamente, qual é o seu problema e tampouco a solução para ele. Assim, você cerca esse consumidor em potencial de conteúdos que o ajudam a compreender essa situação com informações introdutórias.

Para isso são usados o blog corporativo, os e-books ou mesmo webinars — sempre focados em técnicas de SEO —, que começam a apresentar a sua maca como autoridade no assunto em questão.

Reconhecimento

Na etapa seguinte podemos dizer que a sua audiência já entendeu qual é o problema que a cerca. Com isso, sua estratégia também muda: é hora de norteá-lo com as possíveis soluções que facilitariam a sua vida.

Para tanto, você deve manter os conteúdos relevantes para alimentar o seu conhecimento, mas convém apresentar a esse cliente em potencial os diferenciais de suas soluções para que ele possa dimensionar o seu problema e saber como enfim solucioná-lo.

Consideração

Agora, o consumidor já entende o seu problema, detalhou-o e já se informou a respeito de todo tipo de solução que ele pode investir e, assim, resolvê-lo. É aqui que você vai guiá-lo, de maneira ainda mais personalizada, à última etapa da jornada do consumidor.

Isso pode acontecer com materiais educativos incisivos, que destaquem os diferenciais de sua marca — sempre alinhando-os às necessidades de sua persona. Convém o uso reforçado de landing pages e e-mail marketing para lembrá-lo que a solução se encontra próxima a ele.

Decisão de compra

Por fim, o momento decisório, aquele que vai convencer o seu cliente de que a sua empresa está à frente da concorrência. Boa hora, portanto, para apresentar os verdadeiros diferenciais de sua marca e destacar os cases de sucesso do seu negócio.

Vale, por exemplo, fazer uso de depoimentos de clientes, resultados de campanhas anteriores ou mesmo demonstrações gratuitas dos seus serviços ou produtos. Nesta etapa você já está em contato direto com esse cliente e já o conhece pelo nome e necessidades específicas. É hora de encantá-lo para facilitar a decisão de compra.

O ciclo da jornada do consumidor

Seguidas essas etapas, você deve cuidar da fidelização desse cliente — por meio de ações de pós-venda — e retomar o ciclo para impactar novos consumidores. Isso significa que sua equipe deve estar sempre atenta às mudanças do mercado, para que suas ações não fiquem desatualizadas e deixem de ser relevantes para a sua persona.

E, para saber como fortalecer as suas estratégias e utilizar ações diferenciadas para conquistar o seu público em todas as etapas da jornada do consumidor, siga acompanhando o nosso blog. Aqui, você vai encontrar muitas outras dicas e novidades para gerar mais presença on-line e autoridade para a sua marca!