O que é Geração de Leads e qual a importância de landing pages?

landing page

Você tem um site de sua empresa na Internet? Já criou um perfil no Facebook para que seus clientes o encontrem mais facilmente? Caso você não saiba, esse tipo de ação, quando bem planejada e administrada, pode ampliar o alcance de seu negócio.

Continue lendo e conheça mais sobre Geração de Leads e a importância de uma Landing Page para o sucesso de sua estratégia de marketing.

O que é uma Geração de Leads?

Toda ação digital (ou seja, realizada na Internet) atrai públicos de diferentes origens. Isso significa que, diferentemente das campanhas de marketing convencional, você tem um alcance muito maior das pessoas que entrarão em contato com sua marca. Afinal, sua página no Facebook, certamente, está em um espaço muito mais visitado do que um outdoor em uma rua, não é mesmo?

Apesar de ser um público maior, o controle desse tráfego digital precisa, também, ser maior. Embora mais de 76 milhões de pessoas tenham acesso à internet pelos seus smartphones, é preciso qualificar o seu público.

Você sabe, por exemplo, quantos visitantes de sua página do Facebook comprovadamente têm maiores chances de comprar seu produto ou de entrar em contato com a sua equipe de vendas? Aliás, quantos sabem que a sua equipe de vendas, de fato, existe? A Geração de Leads responde a essas questões.

O termo lead pode ser traduzido, nesse caso, como cliente em potencial, e é vindo de uma metodologia do marketing chamada Inbound Marketing, ou marketing de atração. Um lead é gerado após a conversão em uma Landing Page (conceito que veremos a seguir).

Assim, para ser um lead, o visitante, primeiramente, deve manifestar interesse em um material rico (como um e-book, por exemplo), ser direcionado para uma Landing Page e preencher um cadastro. A partir desse ciclo completo, ele poderá ser considerado um lead.

O conceito em si, não é novo: a vitrine de sua loja ou o seu cartão de visitas são recursos que procuram converter pessoas em futuros clientes. A diferença está na forma como isso é realizado no mundo digital.

As pessoas, ao usar a Internet, procuram por conta própria a informação da qual precisam – e raramente será diretamente o nome de sua loja ou o seu nome. Essa informação que fará o papel de mostrar que essa pessoa tem um problema e que irá guiá-la, naturalmente, para o seu produto. A Geração de Lead é o caminho que prepara essa pessoa e a qualifica, seguido da nutrição de leads (criação de conteúdo para captar e reter a atenção desse público).

As técnicas de Geração de Leads podem variar. Afinal de contas, leads são gerados por meio de conteúdo, e, em troca dele, quem visita o espaço de sua empresa na Internet lhe recompensa com outra informação valiosa para essa jornada até o fechamento da venda: dados.

A importância das Landing Pages para o seu negócio

Primeiramente, você sabe o que significa Landing Page? Quando se trata de marketing online, a Landing Page (ou página de destino) é uma técnica essencial de Geração de Leads. Para exemplificar, pense em um site de uma loja com um conteúdo interessante: um guia com dicas de decoração e design de interiores.

Disponibilizar esse guia para ser baixado e acessado livremente é positivo para quem estiver interessado. No entanto, ao baixá-lo, a pessoa é redirecionada a uma página que libera seu conteúdo em troca de nome, e-mail e dados que forem relevantes para sua estratégia. Essa é uma Landing Page.

A Landing Page é uma tática importante para a Geração de Leads, afinal, é uma maneira estrutural de colher dados em troca de seu conteúdo. É somente a partir desse preenchimento do cadastro que, de fato, seu material terá gerado um lead.

Saber monitorar e direcionar o público digital é importante. Para isso, estabelecer um método robusto de Geração de Leads é necessário, sendo as Landing Pages recursos essenciais para, realmente, converter visitantes casuais em leads valiosos, que vão gerar retorno para o seu negócio.

E então, tiramos sua dúvida sobre o que é geração de leads e a importância das Landing Pages? Continue acompanhando nosso blog para conhecer outros conceitos importantes que poderão gerar grandes resultados para a sua empresa e até a próxima.