Entenda como funciona o Linkedin e alavanque negócios

Como funciona o Linkedin

Se você ainda não sabe como funciona o LinkedIn, esta leitura é uma parada obrigatória. Afinal de contas, com quase 30 milhões de usuários no país — e quase 400 milhões ao redor do mundo —, a mais famosa rede social corporativa é um valioso diferencial para impactar o seu público e fortalecer sua autoridade no mercado.

Para tanto, é importante entender como funciona o LinkedIn para usá-lo da maneira mais estratégica e otimizada possível. E é por isso que veremos as qualidades da rede social e como fazer dela uma poderosa ferramenta de atração, conversão e relacionamento. Acompanhe!

O que é e como funciona o LinkedIn?

Lançado em 2003, o LinkedIn já nasceu com propósito: consolidar-se como uma ferramenta profissional. Para isso, permitia a conexão entre usuários com interesses em comum, divulgar novidades do mercado, divulgar suas qualidades profissionais e encontrar boas oportunidades.

Ou seja: nada muito diferente de outras redes sociais tão utilizadas, como o Instagram. A diferença está nesse direcionamento para o perfil corporativo, o que permite aos usuários:

  • O compartilhamento de conteúdos com outros profissionais;
  • A ampliação do seu networking, envolvendo-se com colegas, empregadores em potencial, parceiros comerciais e até mesmo novos funcionários para a sua empresa;
  • Saber como funciona o LinkedIn e transformá-lo em uma poderosa ferramenta de marketing.

É esse último aspecto que mais nos interessa, para este artigo, pois muitos empreendedores ainda não sabem como funciona o LinkedIn, em sua plenitude. Com isso, boas oportunidades de negócio são perdidas. E vamos remediar isso com algumas boas dicas de uso da rede social.

Como usar o LinkedIn para alavancar meu negócio?

Com a transformação digital nas empresas batendo à porta de todos os segmentos e portes, saber lidar com a tecnologia é uma necessidade atualmente. E, sendo o LinkedIn um ativo formidável para construir mais autoridade digital ao seu negócio, temos algumas boas práticas que vão ajudar a impulsionar o seu negócio!

Crie uma company page no LinkedIn

Parece óbvio, mas muita gente já desaprende como funciona o LinkedIn nessa dica sucinta e aparentemente tão intuitiva. Mas, diferentemente de um perfil pessoa, essas páginas concentram recursos que ajudam a impulsionar ainda mais a sua marca na rede social.

Compartilhe seus materiais, novidades, postagens e atualize a página regularmente. Com isso, você cria e nutre uma audiência qualificada — um enorme passo rumo ao fortalecimento de sua imagem profissional como autoridade no assunto de sua especialidade.

Publique conteúdos a partir de um calendário editorial

Da mesma maneira que a produção de conteúdo é relevante para blogs e outras redes sociais, o LinkedIn é um mar de oportunidades nesse sentido. Ao identificar os assuntos mais relevantes para a sua audiência, suas publicações adquirem popularidade e aperfeiçoam ainda mais a reputação online de sua empresa.

No entanto, lembre-se de um dos principais mantras do marketing digital: relevância e frequência são fundamentais. A primeira, porque é assim que você vai fisgar o interesse do usuário e mantê-lo. A segunda, porque é importante perpetuar a produção e fazer com que os interessados passem a buscar mais dos conteúdos publicados no LinkedIn.

Quando você tem uma persona bem definida e uma estratégia planejada, a produção de conteúdo flui com naturalidade — bem como o aumento de tráfego em suas páginas e o engajamento do seu público.

Aprenda como funciona o LinkedIn e seus recursos de anúncios

É comum que as redes sociais facilitem a segmentação do seu público para que os anúncios sejam cada vez mais relevantes. E o LinkedIn não é exceção, dispondo de dois tipos de soluções: Self-Service — recomendada para investimentos em anúncios que sejam igual ou inferior a R$ 15 mil mensais — e as Soluções Corporativas (acima de R$ 15 mil por mês).

Para cada uma delas existem tipos de anúncios que vão ajudar a impulsionar as suas soluções, facilitar novas conexões valiosas e agregar mais valor à sua página atraindo um público qualificado e interessado em ouvir o que você tem a dizer.

Agora que você já sabe como funciona o LinkedIn e tem em mãos algumas dicas pontuais para colocar a sua página em atividade, aproveite para usá-las sem moderação. Só pedimos que você volte aqui depois e compartilhe conosco como tem sido o desenvolvimento de sua marca dentro da mais utilizada rede social profissional!